Curta nossa p?gina!
#

Projetos

JARDIM DAS ARTES Educação, arte e cultura em Mario Campos MG

Saiba Mais






Newsletter

Nome:
E-mail:

Imagens

 

 

> “BULLYING, TÔ FORA” peça teatral da Cia EnsinoemCena RJ estréia em Belo Horizonte no próximo dia 26 de março. Entrada Franca.

Direção e texto: Francis Ivanovich
Elenco: Clara Maranha, Gabrielle Heringer, Hudsonn Moreira, Priscila Abranches.
Duração: 50 minutos

 

Data: 26 de março de 2012, segunda feira.
Horário: 20 horas
Local: Espaço Loyola, Faculdade Dom Helder Câmara, Rua Álvares Maciel, 628 - Santa Efigênia
Entrada franca.

A Cia Teatral Ensinoemcena de Rio de Janeiro e a Associação Ponte entre Culturas de Minas Gerais apresentam BULLYING TÔ FORA, uma peça teatral que aborda situações reais e as diversas formas de bullying, além de propor uma séria reflexão sobre o papel da família, da escola e da sociedade diante desse incômodo tema.  Seu maior objetivo é a prevenção do bullying no ambiente escolar. 

Realização
Associação Ponte entre Culturas | MG  Cia EnsinoemCena

Apoio
Faculdade Dom Helder Camara

Mais informações nos sites:
www.ponteentreculturas.com.br  e www.ensinoemcena.com
Tel. (31) 32279963 - (31) 97811938

 

Associação Ponte entre Culturas traz para as escolas de Minas Gerais o espetáculo teatral “Bullying, tô fora!” da Cia EnsinoemCena 

Sempre atenta aos critérios de sua missão educacional tendo a cultura como princípio, a Associação Ponte entre Culturas-MG se une à Cia Teatral EnsinoemCena-RJ para trazer a Minas Gerais alguns espetáculos teatrais sobre temas de fundamental importância na formação de nossas crianças e adolescentes.

Trata-se de espetáculos escritos e dirigidos pelo diretor teatral Francis Ivanovich, abordando com delicadeza, mas firme objetivo educacional, temas atuais e polêmicos, difíceis de serem tratados, particularmente pela família e, em âmbito geral, pela sociedade.  Os espetáculos apresentam situações baseadas na realidade de muitos de nossos jovens nas escolas e mostram soluções humanísticas em suas abordagens, incluindo as artes, a filosofia e sociologia.

Assim, a arte se transforma em alerta sobre os riscos recorrentes e meio de transmissão de preceitos críticos sobre situações cotidianas no universo escolar, como gravidez na adolescência, consumismo, drogas, bullying, vestibular e outros temas extremamente atuais.

Desde o ano de 2003, a Cia EnsinoemCena atua em todo o estado do Rio de Janeiro, tendo se apresentado em mais de 500 escolas, contabilizando um público de mais de 200 mil alunos.  Somente no segundo semestre de 2011, em parceria com o Instituto de Atenção Básica e Avançada em Saúde (Iabas/RJ), a EnsinoemCena circulou por 160 escolas municipais, levando os espetáculos "Bullying, tô fora", "Viva!", "Mãe, eu vou ser mãe" e "Profissão-poesia". 
 
Em Minas Gerais, neste ano de 2012, a EnsinoemCena apresentará “Bullying, tô fora!” E’ uma peça teatral com músicas, linguagem dinâmica, emocionante e envolvente sobre este sério problema. Aborda situações reais e as diversas formas de bullying, além de propor uma séria reflexão sobre o papel da família, da escola e da sociedade diante desse incômodo tema.  Seu maior objetivo é a prevenção do bullying no ambiente escolar.  A peça é indicada para alunos de 10 a 16 anos e pode ser assistida também pelos pais e professores. 
 
 “Bullying, tô fora!” 
Num momento em que a sociedade rediscute as relações interpessoais e analisa novas formas de promover o respeito entre as pessoas e a paz entre os povos, a reflexão aprofundada sobre o bullying se faz necessária.  “Bullying, tô Fora!” contribui fortemente para esse trabalho no dia a dia dos alunos. 
Segundo Ivanovich, esse trabalho é resultado de um processo de criação que demandou seis anos de pesquisa. A peça traz uma linguagem não apenas didática, mas também emocional em relação ao assunto. “Nossa experiência vem demonstrando que, de fato, a arte realmente contribui muito dentro do ambiente escolar. A gente percebe que a questão do bullying mexe muito com os alunos e que, nesse caso, o teatro faz muita diferença. É preciso tratar o assunto com uma linguagem próxima ao universo da criança e do jovem”, afirma Ivanovich.
A peça tem a duração de 50 minutos, traz a indicação para jovens de 10 a 16 anos e deve ser assistida também pelos pais e professores.


A COMPANHIA
A Cia Teatral EnsinoemCena foi criada em 2003. Naquele ano realizou no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro o espetáculo "Poesia na Boca do Estômago", reunindo poemas de alguns dos mais importantes poetas portugueses.

Em 2004, ocupou o Real Gabinete Português de Leitura no Centro do Rio de Janeiro, apresentando o espetáculo "A Tabacaria de Álvaro de Campos", texto de Fernando Pessoa. Ainda naquele mesmo ano, a Cia produziu em parceria com a Espaço Cênico Produções o espetáculo infantil “Uma Aventura no Outro Mundo”, ocupando o Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, Zona Sul do Rio.

Em 2006, a tradicional Casa Cruz, empresa com 117 anos, contratou a peça teatral "O Vestibulando", com o objetivo de levar teatro aos estudantes do ensino médio de escolas privadas e públicas. Este projeto atingiu mais de 200 mil jovens durante cinco anos.

Em 2007, a Cia lançou o infantil "Andersen Lobato e o Ônibus de Cera", peça que venceu o III Festival de Teatro Stênio Garcia, em Espera Feliz/MG, em seguida realizando temporada de sucesso no Teatro SESI, no Centro do Rio. Naquele mesmo ano, a Cia lançou a peça teatral "Mãe, Eu vou ser Mãe!", que trata da prevenção da gravidez e transmissão de doenças sexuais em adolescentes. A peça foi escolhida pelo SESC do Rio de Janeiro para percorrer todas as unidades em 2008.

Em 2010, estreou a peça "Bullying, tô fora!", depois de seis anos de pesquisa para se chegar a uma linguagem adequada aos jovens. A peça foi escolhida, devido à sua qualidade e seriedade, pelos mais importantes colégios do Rio de Janeiro, como evento de conscientização e debate.

A Cia EnsinoemCena em 2011, no primeiro semestre, lançou o espetáculo "O Homem De-Gelo" que critica o consumismo e a destruição do planeta.  No segundo semestre, foi lançada a peça "Viva!" para prevenção do uso de drogas. Novas produções estão previstas para 2012.
 

Outras informações sobre o trabalho do grupo podem ser obtidas no site www.ensinoemcena.com

 
 

© copyright 2008. Ponte Entre Culturas