Curta nossa p?gina!
#

Projetos

JARDIM DAS ARTES Educação, arte e cultura em Mario Campos MG

Saiba Mais






Newsletter

Nome:
E-mail:

Imagens

 

 

III SEMINÁRIO SOBRE IMIGRAÇÃO ITALIANA EM MINAS GERAIS - Juiz de Fora 26, 27 e 28 de outubro de 2007

O Seminário abordou os seguintes eixos temáticos:

1.Patrimônio e identidade cultural;
2.Organização e análise de acervos e fontes;
3.Dimensão política e econômica da imigração italiana;
4.Relações bilaterais entre Brasil e Itália hoje.

PROGRAMAÇÃO

Dia 26/10 - Local: Casa d'Italia, Av. Rio Branco 2585 - Centro
18.00 às 19.00 h - Abertura do Seminário com a presença do Cônsul Italiano em Minas Gerais, Goiás e Tocantins, bem como de representantes das instituições federais, estaduais e municipais envolvidas.
19.00 - 20.30 h - Palestra do Prof. Federico Croci (Universidade de São Paulo) - A viagem das palavras. Língua, cultura e identidade nos testemunhos escritos dos imigrantes italianos na América.
20:30h -Apresentação do Grupo Tarantolato.

Dia 27/10 - Local: Auditório do MAM - Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, Rua Benjamin Constant, 790 - Centro
COMUNICAÇÕES
- Luís Eduardo de Oliveira: “Apontamentos sobre a inserção dos italianos no mercado urbano de mão-de-obra de  Juiz de Fora no último  quartel do século XIX”.
- Leandro Pereira Matos: “A contribuição da documentação criminal para o estudo da imigração em Juiz de Fora no final do século XIX”.
- André Vieira Colombo: “Estratégias de manutenção da identidade italiana entre colonos de uma fazenda cafeeira da Zona da Mata mineira: o caso da Fortaleza de Sant'Anna”.
- Fábio Francisco de Almeida Castilho: “Hospedaria Horta Barbosa: um olhar forasteiro”.
- Anísio Ciscotto Filho: “Os italianos e a Estrada Real”.
- Debate
- Helena Maria Tarchi Crivellari: “A Companhia de Carbureto na história da imigração italiana em Santos Dumont-MG”.
- Maysa Gomes Rodrigues: “A educação dos filhos de imigrantes italianos em Nova Lima: o Collegio Umberto Primo”.
- Karime Marcenes Junqueira Silveira: “Acervo DOPS: a lógica da suspeição”.
- Ivan Fagundes Batista: “Os nomes italianos em estabelecimentos comerciais de Belo Horizonte e a relação identitária Brasil – Itália”.

14:00 às 16:00h - Mesa-Redonda: A Importância do Patrimônio Cultural da imigração Italiana no Brasil e, especialmente, em Minas Gerais (participação de: Prof. Renato César José de Souza (Diretor de Conservação e Restauração do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Minas Gerais (IEPHA-MG), Júlia Wagner Pereira (especialista do Programa em Especialização em Patrimônio/Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN/UNESCO e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade de Rio de Janeiro (UNIRIO), Prof. Marcos Olender (Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFJF).
16:30 às 18:00h - Conferência da Profa. Dra. Lígia Maria Leite Pereira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre: "A contribuição da história oral no resgate da história da imigração italiana"
18:30 às 20:30h - Conferência do Prof. Dr. Luigi Biondi - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) sobre: "A inserção política da imigração italiana no Brasil e, em especial, em Minas Gerais", com a participação, como moderadora do debate, da Profa. Mônica Ribeiro de Oliveira do Instituto Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICH - UFJF).

Dia 28/10 - Local: Auditório do MAM - Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, Rua Benjamin Constant, 790, Centro
9.00 às 10:00 - Estudo de caso: Os italianos e a Casa de Itália de Juiz de Fora, com Marcos Olender, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). UFJF e Valéria Ferenzini, doutoranda do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade de Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ).
10:30 às 12:30h - As relações bilaterais entre Brasil e Itália hoje (envolvendo tanto a questão da imigração de brasileiros para a Itália, quanto às relações políticas, econômicas e culturais nos dias de hoje). Profa. Dra. Paola Cappelini e Prof. Dr. Gianmario Giuliani - Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade de Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ); Prof. Dr. Dimitri Fazito de Almeida Rezende, do Departamento de Demografia da UFMG.

 

 

© copyright 2008. Ponte Entre Culturas