A contribuição dos imigrantes italianos para a formação da atual sociedade mineira é sem dúvida de capital importância, uma vez que, aproximadamente, 10% da população de Minas Gerais é constituída pelos descendentes desses italianos que, assim como portugueses, africanos, libaneses, espanhóis, dentre outros povos, em muito contribuíram para o desenvolvimento político, econômico, social e cultural do Estado.
Apesar disso, em Minas Gerais, os estudos sobre tal assunto são sobremaneira mais pobres do que em outros estados onde a imigração italiana foi menos numerosa. |
|
Para preencher esta carência, a Associação Ponte entre Culturas criou o projeto do “Seminário sobre Imigração Italiana em Minas Gerais” que, com freqüência anual, reúne desde 2005, um público amplo e diversificado de pesquisadores, familiares e descendentes de imigrados italianos, representantes de instituições públicas e de entidades da sociedade civil.
Os Seminários da Imigração Italiana em Minas Gerais permitiram reunir numerosas pesquisas e localizar fontes e acervos particulares que, no conjunto, representam um importante patrimônio em situação de risco, caso não se encontre uma forma de preservá-lo.
A Revista de Imigração Italiana em Minas Gerais nasce para suprir a esta necessidade, com o objetivo inicial de publicar os atos dos seminários já realizados - sendo aberta à submissão de novos trabalhos de pesquisa e à publicação de depoimentos e de contribuições de familiares e descendentes - bem como à divulgação de material iconográfico e documental pertencente a acervos particulares.
Espera-se com isso lançar as bases para a criação de um arquivo virtual cada vez mais completo que tem o objetivo de preservar os registros histórico-culturais da presença italiana no Estado de Minas Gerais.
|