Transmissão ao vivo 

MESA REDONDA - PROJETO IMIGRANTES ESPÍRITO SANTO: USO INTERATIVO DE FONTES DOCUMENTAIS COMO ESTRATÉGIA DE MEDIAÇÃO CULTURAL E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA

Cilmar Cesconetto Franceschetto, Diretor do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, idealizador e coordenador do projeto Imigrantes e Diretor-Presidente da Casa d’Italia do Espírito Santo.

Tornou-se pesquisador e criou o projeto Imigrantes: http://imigrantes.es.gov.br.  A base de dados do projeto foi desenvolvida a partir do cruzamento de informações obtidas principalmente nos documentos sob a guarda e custódia do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, tais como: relações de embarque de passageiros nos navios e desembarque nos portos de destino; listas de entrada e saída das hospedarias; passaportes; matrículas e recenseamentos das colônias agrícolas, entre outros documentos, além das listas de desembarque no porto do Rio de Janeiro fornecidas em cópias de microfilmes pelo Arquivo Nacional. Outras informações foram obtidas ainda em publicações reconhecidas sobre o tema, em certidões, documentos e fotografias fornecidos pelos familiares e pesquisadores. Esse procedimento é realizado sempre que novas informações são localizadas ou enviadas pelos descendentes.

Data: 02 de junho, 9h
Local: Espaço Multiuso, Casa Fiat de Cultura. Praça da Liberdade