Transmissão ao vivo 

Ulisses Ferreira de Oliveira

Saverio Senni

O ROTEIRO “CAMINHO DA FÉ” E OS PRODUTORES FAMILIARES DOS CAFÉS FAIR TRADE DO SUL DE MINAS.   Domingo 22/09  Sessão de palestas: 11h

____________

Ulisses Ferreira de Oliveira. Técnico Agrícola e Administrador, especialista em cafeicultura sustentável. Diretor do Departamento Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Botelhos (MG).

Uma silenciosa transformação da agricultura familiar no sul de Minas Gerais vem acontecendo desde o início dos anos 2000 com a organização de comunidades rurais em associações e cooperativas através do movimento do comércio justo e solidário (FairTrade), aos todo mais de 17 iniciativas na região que agregam mais de duas mil famílias de agricultores, todos produtores de café.

Atualmente seis dessas organizações localizadas nos municípios de Andradas, Botelhos, Caconde, Divinolândia, Poços de Caldas e Ouro Fino estão se organizando em uma rede com o objetivo de juntas ganhar ainda mais força e lançaram como primeiro projeto o Concurso de Qualidade dos Cafés FairTrade “Caminho da Fé”. O objetivo é mostrar ao mercado o potencial das organizações que representam mais de 600 famílias de agricultores, na produção de cafés especiais.

Para estas organizações o agroturismo e o modelo italiano é uma referência, pois todas possuem em suas raízes a descendência italiana dos imigrantes que desembarcaram na região e agora estão presentes nas organizações, Benevene, Manzoli, Cazaroto, Mascarelli, Begalli, CrivelariBarzagli, Piva, Benelli, Consolini, Lange, Mengali, Bazili, Cepolini, Bertholini, entre tantos outras familias que compõem a rede de associações “Caminho da Fé”.