24, 25 de abril e 01, 02 de maio (sábado e domingo)
Horário: 17h30 às 20h
Oficina de teatro on-line focada no conceito do espelho para refletir (sobre o) talento. No espelho me olho, mas me enxergo? No celular me procuro, mas me acho?
A oficina teatral ‘Talentos no Espelho’, ministrada por Chiara Gerbaudo, pretende proporcionar um momento de diversão e troca sobre as formas de nos espelharmos. Os sujeitos do trabalho serão o espelho físico, o espelho da sociedade e o espelho da tela. Vamos refletir juntos e nos refletir na imagem do outro. Uma possibilidade de falar sobre talentos escondidos no nosso espelho.
O percurso dessa oficina de teatro on-line tem como objetivo a criação de uma performance através dos dispositivos e os aplicativos usados normalmente todos os dias. Durante os encontros serão produzidos vídeos curtos sobre o tema do espelho e a procura de talentos. A partir de algumas questões que abrangem o uso da nossa imagem na sociedade, usaremos exercícios típicos da abordagem teatral para construir uma obra coletiva com a autoria do grupo.
Jovens dos 16 aos 24 anos, residentes em Minas Gerais.
Serão 10 horas distribuídas em 4 encontros de 2h30:
Dia 1:
O que é um talento?
Dia 2:
O espelho
Dia 3:
As nossas palavras no espelho
Dia 4:
O corpo do ator
Dia 5:
Finalização do projeto e conclusão
Possuir interesse em descobrir e se relacionar com o mundo através da prática teatral, um ou mais espelhos, conexão à internet banda larga (preferencialmente fibra ótica), um celular e/ou computador.
Professora de Italiano e de teatro. Estudou Antropologia (Università degli Studi di Torino) e Didática do Italiano para Estrangeiros (Università per Stranieri di Siena). Em paralelo aos estudos universitários, Chiara sempre viveu sua paixão pelo teatro frequentando os cursos na Accademia di Teatro Comico, em Turim, na escola Teatr02, de Mila Moretti, em Siena, e na Escola e Associação de Teatro Voci Erranti de Cuneo, onde começou a viver o teatro como instrumento de comunicação e ação social.
Em 2012, Chiara trouxe para o Rio de Janeiro o primeiro curso teatral de língua italiana experimental. Desde então trabalha como professora no Instituto Italiano di Cultura e na LEC Cursos e Consultoria, no Rio de Janeiro, com cursos de idiomas e o curso de Língua Italiana através do teatro – Vozes de Literatura Viva, em uma pesquisa contínua sobre as possibilidades entre teatro e aprendizagem.