Transmissão ao vivo 

ASSISTA AO VÍDEO DE 2018

A Comissão Organizadora da nona edição do Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais abre chamada para submissão de trabalhos em forma de artigos, pôsteres ou palestras.

Os interessados devem enviar o Título (com letras maiúsculas) e o Resumo, de no mínimo 10 linhas e no máximo 15 linhas, para o e-mail [email protected] até o dia 20 de julho de 2019.

Acesse o edital: http://tiny.cc/3pfi7y

O IX Seminário sobre Imigração Italiana em Minas Gerais tem o tema central já delineado no próprio nome. Um dos objetivos dessa edição é incentivar a produção de conhecimento sobre a presença italiana no Sul de Minas Gerais, área com poucas pesquisas a respeito.  Acontecerá em Andradas-MG, no dia 21 de Setembro de 2019, município situado nas fronteiras com o Estado de São Paulo. Apesar de o palco central ser o Sul de Minas, com esse informe a Comissão Organizadora abre as chamadas para submissão de trabalhos referentes ao recorte espacial de Minas como um todo. Eles serão apresentados na forma de artigos, pôsteres ou palestras.

Poderão ser inscritos trabalhos elaborados a partir de pesquisas em andamento ou já concluídas, acadêmicas e não acadêmicas. O evento pretende ser interdisciplinar, abrindo espaço para múltiplas abordagens sobre a presença italiana em Minas e sobre os seus impactos no seu território, tanto no passado quanto no presente e em todos os aspectos: socioculturais, políticos, demográficos, socioeconômicos, etc. Trabalhos que versem sobre as relações internacionais entre Minas Gerais e Itália também serão bem vindos.