Transmissão ao vivo 

O Seminário

IX SEMINÁRIO DA IMIGRAÇÃO ITALIANA EM MINAS GERAIS

20, 21 e 22/09

Andradas/MG

Um dos objetivos dessa edição é incentivar a produção de conhecimento sobre a imigração italiana no Sul de Minas Gerais, área com poucas pesquisas a respeito.
O evento pretende ser interdisciplinar, abrindo espaço para múltiplas abordagens sobre as contribuições dos imigrantes italianos, e seus descendentes, tanto no passado quanto no presente e em todos os aspectos: sociais, culturais, políticos e econômicos. Além disso, o Seminário pretende abordar as peculiaridades da presença italiana na região de fronteira entre Minas e São Paulo, caracterizada pela agricultura familiar que até hoje prevalece nestes territórios, principalmente na cafeicultura. A região oferece numerosos atrativos turísticos em termos de beleza natural e é atravessada pelo Caminho da Fé, percorrido por milhares de viajantes ao longo do ano todo.
A cidade de Andradas, que sediará a nona edição do seminário, é conhecida como Terra do Vinho: o cultivo da uva é uma herança de imigrantes do norte da Itália que se radicaram no município no final do século passado. Calcula-se que cerca de 70% da população é de origem italiana. Andradas oferece diversos atrativos para os amantes da natureza, da culinária mineira e italiana, da cultura e do ecoturismo.
Por todos estes motivos, o seminário dedicará parte da programação à apresentação do modelo italiano do “agriturismo”, uma modalidade de turismo baseado em experiências sustentáveis e multifuncionais de desenvolvimento rural que valoriza as tradições locais, a produção familiar, o patrimônio cultural e o meio ambiente. Para tratar deste tema foram convidados palestrantes italianos de renome internacional.

PROGRAMAÇÃO
A programação terá inicio na sexta-feira, 20 de setembro, com uma homenagem aos descendentes italianos mais idosos de Andradas, prestada pelo Cônsul da Itália.
No sábado, serão apresentadas mesas-redondas e palestras, ministradas por pesquisadores e descendentes, focando as diferentes contribuições dos imigrantes italianos na vida social, econômica e cultural do Sul de Minas e de todo o Estado.
No domingo a programação é dedicada à Itália de hoje e ao made in Italy: o tema principal será o turismo, com ênfase no agriturismo como alternativa socioeconômica.

O Seminário é gratuito e aberto ao público em geral. As mesas redondas e palestras serão transmitidas ao vivo na página do Facebook e no canal YouTube do seminário.

Crédito: Luan Garcia Teixeira