O legado italiano

“O LEGADO ITALIANO: 140 ANOS DE IMIGRAÇÃO ITALIANA EM MINAS GERAIS E NO BRASIL.

Raízes e memórias, tradição, valores, identidade e patrimônio cultural.

A palavra “legado” apresenta significados diversos como: tradição, herança, ascendência, memória, reputação, conjunto de valores, patrimônio. São termos que expressam a riqueza e a diversidade dos aspectos relacionados com a história de milhões de emigrantes que deixaram a Itália ao longo dos últimos 140 anos.

A EMIGRAÇÃO ITALIANA PARA O BRASIL E EM MINAS GERAIS

“Entre 1875 e 1960, dois milhões de italianos vieram ao Brasil e aqueles que aqui permaneceram – ou seja, cerca de um milhão – formaram a base para o inicio do crescimento demográfico da componente italiana do povo brasileiro”. (Emilio Franzina).  Em termos de importância, Minas Gerais foi a terceira área no recebimento da emigração italiana. Apesar disso, em Minas os estudos sobre tal assunto são sobremaneira mais pobres do que em outros estados.

Para preencher esta lacuna nasceu, em 2005, o projeto do Seminário da Imigração italiana em Minas Gerais, com o objetivo de incentivar a pesquisa e divulgar as diferentes contribuições dos italianos no desenvolvimento deste Estado.

As nove edições do Seminário, realizadas em parceria com o Consulado Italiano de Belo Horizonte e em colaboração com universidades brasileiras e italianas, empresas, instituições e entidades culturais dos dois países, permitiram a coleta de inúmeros estudos e artigos de grande interesse.

Além disso, foram identificados importantes acervos, públicos ou privados em situação de risco caso não se encontre um meio de preservá-los. Foi assim que nasceu um projeto que objetiva a preservação deste patrimônio, através da criação de um grande arquivo virtual que será organizado por um grupo de pesquisadores brasileiros e italianos de diversas áreas (historiadores, demógrafos e arquivistas) e contempla a participação direta dos descendentes dos imigrantes, e suas famílias, protagonistas desta história.

A criação de um ARQUIVO VIRTUAL DA IMIGRAÇÃO ITALIANA em Minas Gerais tem a finalidade de pesquisar, preservar e divulgar uma importante parcela do patrimônio histórico e cultural italiano e brasileiro relacionado com a história de imigração italiana.

Facilitando o acesso a fontes documentais, dados e acervos, o portal incentivará estudos e pesquisas sobre o assunto; também permitirá estabelecer contatos e conexões entre pessoas, pesquisadores, comunidades, centros de estudos e instituições que se interessam pelo assunto, servindo como ponto de acesso público e gratuito para todos os interessados. Graças às facilidades da web todos poderão acessar documentos e informações de diferentes arquivos, reunidos em um único site, eliminando as distâncias físicas e temporais.

Se deseja participar e contribuir com este projeto, entre em contato: Tel. +55 (31) 99680-0109 | [email protected]

Copyright ©️ 2020 Ponte entre Culturas
Desenvolvido por CajuDesign